Hoje o revendedor de GLP é desafiado não apenas pelos concorrentes, mas também pela clandestinidade. Os “piratas do gás” são informais que geram uma concorrência desleal. Clandestinos não possuem autorização, credenciais, licenças, certificados e legitimidade para exercer sua atividade. O consumidor muitas vezes nem sabe que está comprando de um clandestino. E nem percebe os riscos. E pro depósito é muito difícil coibir a ação clandestina. Como então vencer esta prática? Descubra como o sistema para revenda de gás da ahgas pode te ajudar a superar o clandestino e vender mais. Consulte nossos especialistas.
No setor de distribuição de gás, lidar com informais faz parte dos desafios do dia a dia. É comum um atendente experiente e com perfil mais empreendedor começar a trabalhar por conta própria. Pois já conhece a área, o negócio, os fornecedores e principalmente os consumidores. Nasce, então, um novo concorrente. Como já conhece as rotas, o cliente e não possui custos, oferece o serviço por um valor inferior, “roubando” o cliente da revenda.
O consumidor não percebe, mas o serviço clandestino não tem licença, conhecimento técnico e o suporte que uma empresa formal possui. Além disso, traz riscos para o cliente, sua casa e a sociedade, pois o produto é inflamável. O pirata do gás trabalha com algumas vantagens: Custo e preço baixos, conhecimento das áreas de venda e relacionamento com o cliente.
Para poder vencer essa prática, a revenda deve reduzir as vantagens do informal e ampliar as suas. O sucesso dependerá de esforço e trabalho, com ações de marketing e eficiência operacional. Ou seja, é preciso fidelizar clientes, através de ações promocionais, como brindes e prêmios, junto à qualidade de serviço e atendimento. Tudo só será possível através de um conjunto de ações: comportamento e investimento em tecnologia.
A tecnologia ajudará na gestão e controle das atividades e processos. Por exemplo, na gestão das rotas dos entregadores, na passagem de pedidos e controle das vendas, na agilidade de entrega, na formalização através da nota fiscal, no mapeamento da área de atendimento, no conhecimento da recorrência de compra do consumidor, na fidelização do público e etc.
Estas ferramentas ajudam a reduzir custos e melhorar a operação e os resultados, deixando a revenda competitiva mesmo contra os clandestinos. A revenda que alinha estes pontos possui diversas vantagens: Recuperação da área de venda, legitimidade comprovada através de nota fiscal e credibilidade e identidade com o cliente, que perceberá valor no serviço, marca e empresa.
A pesquisa COPERNICUS, do SINDGÁS, aponta que o cliente se importa principalmente com agilidade e confiança. Portanto, para conquistar e fidelizar clientes, o preço é menos decisivo. A revenda deve focar esforços e recursos em rapidez na entrega e na confiança em seu trabalho, através de seus processos e equipe.
Pesquisas de instituições renomadas como SEBRAE, IBRC e Pequenas Empresas, Grandes Negócios corroboram esta informação. Classificam o preço como apenas o quinto item mais decisivo na hora da compra, atrás de valores como qualidade, atendimento e confiança. Concluindo, não há como um clandestino competir com uma revenda bem preparada.