Gestão de estoque

A gestão de estoque e inventário de um depósito é algo simples, pelo menos em teoria. Afinal são poucos tipos diferentes de produtos, como alguns tamanhos de botijão e galões. Porém, o giro de estoque do gás é muito rápido e tem algumas particularidades, que podem gerar problemas. Por isso, é fundamental o controle do estoque físico para preservação dos ativos da empresa. Descubra como o sistema para revenda de gás da ahgas pode te ajudar a vender mais e controlar o estoque. Consulte nossos especialistas.

Todos no mercado GLP já ouviram falar que o botijão tem pernas. Principalmente quando estão na rua. A perda de um botijão gera um grande prejuízo pro revendedor, pois é um ativo muito caro. Portanto, é necessário “cortar as pernas” dos botijões. Existem duas formas de controle do estoque físico, uma mais simples e outra mais rígida.

O primeiro controle é o estoque automático (rotativo). É a contagem a partir das compras e vendas. Ou seja: estoque inicial + compras realizadas – vendas realizadas = estoque final. Para esse tipo de controle, basta saber seu estoque e descontar compras e vendas. O melhor aqui é ter um programa pra automação desse controle. É recomendado para revendas menores, familiares, com pouco volume de entregas e realizadas por moto, triciclo ou veículo de pequeno porte.

Esse modelo é o mais comum pela facilidade, mas aumenta o risco de sofrer perdas por roubo e fraude. Portanto, para o controle mais efetivo, de perda zero, é necessário não apenas monitorar vendas, mas também contar saída e retorno dos entregadores com carga do depósito.

Esse é o controle de conferência (movimentações): duas contagens de carga. A primeira quando o entregador estiver saindo pra rua e a segunda quando ele volta. Saída – retorno = saldo da movimentação. Este saldo deve bater com as vendas.

Exemplo: sair com 10 botijões cheios e retornar com 2 cheios e 8 vazios. Saldo de 8 unidades (10 – 2 = 8). O entregador precisa então comprovar 8 vendas pra bater a conferência. Com a utilização dessa medida simples, é possível pegar erros ou fraudes na hora, e assim tomar as medidas cabíveis. Esse controle deve ser realizado em toda saída com carga da revenda, afinal é na rua que os ativos estão expostos. Recomendado para operações maiores, principalmente que envolvam caminhonetes e caminhões.

Todo revendedor deve optar por uma dessas formas de controle de estoque. Além disso, essas operações são extremamente indicadas serem realizadas com o apoio de tecnologia. Um sistema específico para revenda de gás é essencial. Toda operação digitalizada gera inúmeros benefícios no controle e verificação, facilitando todo o processo e reduzindo erros. Lembre-se: a segurança do seu estoque é dinheiro no seu bolso.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Contato

Sobre nós

Suporte

Nós usamos cookies para facilitar o uso e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa
Política de Privacidade.

Para mais informações sobre dados, acesse o site da ANPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Caso deseje a exclusão de seus dados, faça o download do requerimento.

Contábil

Benefícios

Funcionalidades

Bina whatsapp

Benefícios

Funcionalidades

BOLETO

Benefícios

Funcionalidades

App Consumidor

Benefícios

Funcionalidades

FISCAL

Benefícios

Funcionalidades

FINANCEIRO

Benefícios

Funcionalidades

ESTOQUE

Benefícios

Funcionalidades

LOGÍSTICA

Benefícios

Funcionalidades

VENDAS

Benefícios

Funcionalidades