Para ter sucesso, obviamente o depósito de GLP deve lucrar. Para isso, é fundamental saber o número onde a receita equivale perfeitamente aos gastos: o ponto de equilíbrio. Conhecer esse valor é necessário para poder estimar metas reais, planejar e controlar o negócio e não “meter os pés pelas mãos”. Descubra como o sistema para revenda de gás da ahgas pode te ajudar a vender mais. Consulte nossos especialistas.
O ponto de equilíbrio será importante para definir uma política de preço de venda concisa. Pra isso, antes precisamos avaliar o ambiente externo, o segmento, e o ambiente interno, além de nossos objetivos e metas. Abaixo, apresentaremos como realizar estes passos, de forma simples.
A análise do ambiente externo consiste em observar o PASTEL – os cenários político, ambiental, social, tecnológico, econômico e legal do país. Estes são fatores externos que podem afetar seu negócio, de forma positiva ou negativa. Como por exemplo uma mudança na legislação trabalhista ou uma crise na economia.
Analisar o setor é o entendimento e domínio do mercado em que se atua. Para uma revenda de gás, o mercado GLP. É primordial sempre se atualizar e buscar informações sobre fornecedores, concorrentes e clientes. Ter dados e respostas precisas sobre o mercado em sua região deve ser levado em consideração na hora de definir o preço de venda.
É importante o entendimento de que tanto o ambiente quanto o setor tendências e mudanças que não é possível controlar, mas sim buscar se antecipar a elas para tomar decisões boas para não perder possíveis oportunidades e evitar possíveis riscos.
Já a análise interna é olhar para dentro da própria revenda. São os pontos possíveis de controlar. Como conhecer os gastos mensais: Os custos fixos são valores a pagar mesmo que não realize nenhuma venda (como aluguel). E custos variáveis são decorrente de vendas (como combustível – quanto mais vendas, maior gasto). Esses custos vem das operações, processos e gerenciamento. Para se tornar mais eficiente, uma revenda precisa reduzir esses custos sempre que possível. Investir em estudo e tecnologia é a melhor forma de atingir esse aumento de eficiência.
Com o sucesso nessa empreitada, é possível tornar o preço de venda mais competitivo ou aumentar a margem de lucro. Tudo isso deve levar em conta os objetivos e metas da empresa, como qual margem de ganho pretendida por unidade vendida. Agora é possível o cálculo do Mark-Up. Esse índice atribui o preço de venda (PV), somando o gasto por unidade vendida (GU) com a margem de lucro por unidade vendida (ML). Então, PV = GU + ML.
Com o Mark-Up e os gastos, em valor unitário, chega-se ao ponto de equilíbrio. E, como dito no começo do texto, é através do ponto de equilíbrio que conseguimos definir as metas da empresa, que é estratégia fundamental para o sucesso em qualquer tipo de empresa. Revendedores que conseguem melhor trabalhar com esse plano são os que conseguem consolidar sua posição e atingir os seus objetivos.