Sucessão Familiar nas revendas de gás

Possuir uma revenda de GLP significa fazer parte de um mercado bastante atrativo. A simplicidade das operações e o trabalho com produtos de necessidade básica. É negócio estável e não afetado por sazonalidade. Não necessita de grandes investimentos em estrutura, recursos e capacitação e atende a diversos perfis de público em qualquer região. Mas a sucessão familiar pode ser um desafio. Descubra como o sistema para revenda de gás da ahgas pode te ajudar a vender mais. Consulte nossos especialistas.

Porém muitas empresas do setor não conseguem se aproveitar dessas vantagens. Em geral, as revendas de GLP iniciam com perfil familiar, ou seja, são empresas com membros de uma mesma família na gestão; costumam fazer sociedade entre irmãos ou um casal, e com o tempo seus filhos passam a fazer parte do negócio. E assim podem começar problemas na gestão e sucessão do negócio.

É muito comum haver conflitos na forma de controle, visão e gestão entre os donos mais experientes (pais) e os mais novos (filhos). Este problema deve ser resolvido no diálogo, com a empresa em primeiro lugar, e não o ego. A experiência dos mais antigos é importante e os mais novos devem ser preparados operacionalmente para assumir o controle e precisam ter oportunidades de realizar ações de modernização dos processos. Esse equilíbrio trará harmonia na transição e diversos benefícios para a empresa, além de prosperidade pra família.

E ainda hoje existe uma visão pejorativa (ruim) sobre o negócio em muitas famílias. Diversos donos tem uma visão ruim sobre o negócio, por ser um setor com muitos processos manuais e pessoas com menos necessidade de instrução, além do serviço braçal. Muitos donos abriram o negócio do gás por necessidade, mas desejam outra vida pros filhos.

Não enxergam o valor que sua empresa e não acreditam pode se tornar um negócio extremamente rentável e propor uma excelente vida aos filhos. Então se esforçam para pagar uma faculdade para o filho em área com mais status, preparando um médico ou advogado por exemplo. Nestes casos, estas empresas acabam por não realizar a transição sucessória, sendo vendidas ou simplesmente encerrando suas atividades. Quando na realidade o empreendimento poderia ser a melhor oportunidade profissional para o herdeiro.

Uma ótima solução seria mostrar ao herdeiro o valor da empresa e prepará-lo para a sucessão, fazendo-o trabalhar e entender toda a operação, conhecer o negócio e suas peculiaridades. E paralelamente, investir em uma faculdade ou curso voltado ao empreendedorismo, gestão, mercado e tecnologia, para que o filho ganhe uma visão profissional e moderna.

Isso permitiria aliar o conhecimento da operação que a família adquiriu sobre o negócio ao longo dos anos junto com as metodologias mais modernas, tecnológicas, digitais e profissionais de trabalho e gestão adquiridos no curso, fazendo com que a empresa familiar tenha condições de ser o grande negócio e orgulho da família, trazendo qualidade de vida e uma história de muita trabalho perpetuada por gerações.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

Contato

Sobre nós

Suporte

Nós usamos cookies para facilitar o uso e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa
Política de Privacidade.

Para mais informações sobre dados, acesse o site da ANPD, Autoridade Nacional de Proteção de Dados. Caso deseje a exclusão de seus dados, faça o download do requerimento.

Contábil

Benefícios

Funcionalidades

Bina whatsapp

Benefícios

Funcionalidades

BOLETO

Benefícios

Funcionalidades

App Consumidor

Benefícios

Funcionalidades

FISCAL

Benefícios

Funcionalidades

FINANCEIRO

Benefícios

Funcionalidades

ESTOQUE

Benefícios

Funcionalidades

LOGÍSTICA

Benefícios

Funcionalidades

VENDAS

Benefícios

Funcionalidades